A importância do fortalecimento da panturrilha para a corrida.

A panturrilha é um grupo de músculos que está localizado na região posterior da perna e é composto pelo gastrocnêmio e o sóleo. Como uma unidade, esses músculos são grandes e têm como função impulsionar o corpo para frente e elevar o corpo para cima apoiando-se sobre os dedos quando o indivíduo está em pé.

O fortalecimento dos músculos da panturrilha (gastrocnêmico e sóleo) é de grande importância para a corrida pelo fato deles fazerem parte do complexo propulsor, mas infelizmente a maioria dos corredores treinam os músculos da panturrilha para marcha muito mal, fortalecendo o gastrocnêmico com exercícios onde o joelho fica completamente estendido e para fortalecer o sóleo realiza exercícios com o joelho flexionado.

O grande problema é que esses exercícios não funcionam para marcha. Pois, no caso do fortalecimento do gastrocnêmico, o vetor de força está muito vertical (em pé) e próximo da articulação, fortalecendo fora da curva de comprimento tensão da marcha/corrida, ou seja, fazendo força para elevar o corpo que é uma função mais de sustentação ortostática. E no caso do exercício de fortalecimento do sóleo, além desses fatores ditos anteriormente, o músculo não está trabalhando na função da marcha que é de segurar a tíbia de ir a frente e estender o tornozelo. 

Para trabalharmos a panturrilha na função da caminhada/corrida o ideal é fazer o fortalecimento com o vetor de força na diagonal, inclinando o corpo para frente, dessa forma o gastrocnêmico trabalha para elevar o calcâneo e gerar propulsão. Um outro exemplo de exercício onde o sóleo age na sua função, excentricamente controlando a tíbia de ir à frente, auxiliando a flexão do joelho, além de auxiliar a extensão do joelho de maneira secundária compensando possíveis fraquezas ou déficits de ativação dos quadríceps, é quando prendemos uma borracha no espaldar e em volta do joelho, em seguida projetamos o joelho a frente sem tirar o calcanhar do chão e retornamos a posição inicial estendendo o joelho.
  
A identificação de fraquezas muscular, déficits de controle motor e assimetrias  é indispensável para que sejam traçadas as melhores ofertas estratégias de treinamento, a fim de prevenir (atenuar), recondicionar e/ou melhorar a performance.


Na dúvida, procure sempre a ajuda de um profissional especializado no assunto para te ajudar!