As lesões relacionadas à corrida são muito comuns, e os erros de treinamento é uma das principais causas evitáveis, não é incomum ver pessoas correndo 5km em uma semana e na outra semana já fazer 10km, ou alunos que fazem um pouco a mais do que é pedido na planilha por achar fácil/insuficiente.
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Aarhus, Dinamarca, acompanharam 873 corredores iniciantes durante 1 ano, e compararam as lesões de corredores com base no aumento semanal da corrida de cada participante:
- O grupo 1, aumentou menos de 10%;
- O grupo 2, aumentou de 10% a 30%;
- O grupo 3, aumentou mais de 30% nas duas semanas anteriores à lesão.
Ao longo desse período, 202 corredores tiveram uma lesão relacionada à corrida. Os corredores que aumentaram subitamente sua quilometragem semanal em mais de 30% durante um período de 2 semanas, parecem ser mais vulneráveis a lesões relacionadas à distância, tendo uma taxa de lesões mais alta do que corredores que aumentaram sua quilometragem de corrida em menos de 10%.⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este foi apenas um estudo de natureza exploratória, sendo necessário ensaios clínicos randomizados para verificar esses resultados e validar as suposições. Mas, ainda assim, os corredores iniciantes podem ser bem aconselhados a progredir suas distâncias semanais em menos de 30%.