Corredor de Antepé pisa inicialmente com a ponta do pé, corredor de Mediopé pisa colocando todo o pé no chão, já o corredor de Retropé pisa inicialmente com o calcanhar.
Entretanto, NÃO existem evidências de que um padrão de corrida é melhor ou um padrão é "correto" ou "errado", o que existem são sobrecargas em regiões diferentes.
Corredores de retropé possuem maior sobrecarga em joelho e quadril, aumentando o risco de desenvolver lesões como Síndrome da Banda Íliotibial, Tendinopatia Glútea, Estiramento de Posteriores de Coxa e Dor Femoropatelar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Corredores de mediopé e antepé possuem maior sobrecarga em regiões de pé e tornozelo, aumentando o risco de desenvolver lesões como Tendinopatia de Aquiles, Tendinopatia de Fibulares, Estiramento de Panturrilha e Tendinopatia do Tibial Posterior.
Ou seja, o que ocorre é uma mudança no local da sobrecarga, que, por sua vez, tem maior chance de desenvolver um determinado tipo de lesão.
Com relação a melhoria do desempenho da corrida utilizando o padrão de corrida com mediopé e/ou antepé, mais uma vez a literatura cientifica mostra que há poucas e fracas evidências de que a mudança do padrão de retro para ante/médio pé melhora a economia de corrida.
O mais importante é avaliar sua mecânica de corrida, a fim de identificar seu tipo de contato inicial com o solo e verificar se o seu corpo tem capacidade para suportar essa demanda, e a partir daí intervir, fortalecendo os músculos de maneira objetiva. Para isso, procure um profissional capacitado para te ajudar.