Tendinite do tendão patelar.

 

A tendinite patelar refere-se a dor no tendão que está localizado no polo inferior da patela e faz a ligação entre ela e o osso da perna, causando dor à palpação e déficit funcional.


É uma das lesões mais comuns nos esportes que praticam salto, ocorrendo em até 20% destes, mas também ocorre em qualquer tipo de esporte que exponha o aparelho extensor do joelho a esforços intensos e repetitivos e principalmente aqueles que envolva desaceleração, como basquete, vôlei, handebol e corrida de rua. 

Essa lesão tem origem multifatorial, envolvendo causas extrínsecas e intrínsecas como:

  1. Alterações anatômicas (Polo inferior da patela longo e comprimento da tíbia em relação à estatura);
  2. Alterações funcionais (fraqueza, encurtamento, mobilidade limitada);
  3. Alterações biomecânicas; 
  4. IMC elevado;
  5. Erros de treinamento ( aumento repentino na frequência, volume e intensidade de treinamento);
  6. Alterações metabólicas.

O tratamento conservador é demorado, podendo levar até seis meses, sendo que o retorno às atividades esportivas pode levar de dois a três meses. Esse tratamento tem como objetivo a redução da dor, através de analgésicos, de acordo com a indicação do seu médico ortopedista, além disso pode ser recomendado o uso de laser e ondas de choque, os quais são realizados por fisioterapeutas e foi bem evidenciado por recentes estudos científicos. 

Após alívio parcial ou total dos sintomas é iniciado o tratamento com foco na causa da tendinopatia, através da análise biomecânica, exercícios de fortalecimento muscular orientados por um Profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta.

Apesar de demorado, o tratamento conservador é superior ao tratamento cirúrgico, e este somente deve ser adotado após seis meses naqueles casos em que não ocorrer melhora dos sintomas com o tratamento conservador. A tendinopatia patelar é uma lesão comum e de difícil tratamento, portanto previna-se, procure sempre a ajuda de profissionais especializados no assunto para cuidar de você, planejando seus treinos, trabalhando na prevenção e/ou no tratamento dessa lesão.