Há pouco tempo as pessoas procuravam tênis para corrida pensando apenas no tipo de pisada:
Tênis Pronado: Seria indicado para pessoas que o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé;
Tênis Supinado: Que seria indicado para pessoas que o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte externa do pé;
Tênis Neutro: Que seria indicado para pessoas que o apoio do pé no chão é feito de maneira uniforme, com o peso distribuído de maneira praticamente igual.
Era comum encontrar algumas lojas que ofereciam esse serviço de análise da pisada, outras pessoas identificavam o tipo de pisada através do desgaste do tênis ou de acordo com o tipo de pé.
Entretanto, nem sempre uma pisada pronada ou supinada está relacionada somente com o pé, diversas evidências mostram, por exemplo, que a fraqueza de alguns músculos do quadril podem gerar aumento da pronação. Todo mundo prona e supina, o problema é quando ocorre de maneira excessiva. Gastar centenas de reais em um tênis, onde não ocorre uma pronação ou supinação de forma excessiva pode fazer com que o joelho tenha que absorver mais carga do que deveria.
Portanto, avaliar somente o pé não nos dá certeza da necessidade de um tênis específico. Vai começar a correr? Use um tênis neutro que você achar mais confortável, procure a ajuda de um profissional especializado, realize uma avaliação completa dos membros inferiores com testes biomecânicos, testes de força e flexibilidade, para identificar sua real necessidade.