Tênis: Convencional, Minimalista ou Maximalista?


Recentemente, surgiram alguns tipos de tênis que fizeram com que os corredores não se preocupassem apenas com o tipo de pisada, mas também com o Drop (diferença de altura entre a parte de trás do solado e a parte da frente).

Convencional: São a maioria dos tênis ainda presente no mercado, com altura (drop) que está de 1,0 a 1,2 centímetros;


Minimalista: São aqueles tênis que essa diferença de altura geralmente está entre 0,0 a 0,8 milímetros de sola;

Os tênis minimalistas trazem a proposta de um tênis com menor amortecimento, esse tipo de calçado poderia induzir um padrão de corrida "mais natural", fazendo com que o corredor mudasse naturalmente o tipo de pisada de retropé para médiopé/antepé, diminuindo assim o pico de impacto e teoricamente prevenindo lesões. Entretanto, muitos fizeram essa mudança sem nenhum critério e isso gerou um festival de lesões na perna e no pé. Evidências científicas apontam que pessoas com mais de 71kg possuem o risco aumentado para o desenvolvimento de alguns tipos de lesões com o uso de tênis minimalista, e esse risco é ainda maior para pessoas com mais de 85kg.


Maximalista: Lançados recentemente, possuem altura de 3,0 a 4,0 centímetros de altura e são de 20% a 30% mais largos:

O tênis maximalista trazem a proposta de um tênis com maior amortecimento, com o objetivo de minimizar o impacto nas pernas dos corredores e, consequentemente, diminuir os riscos de lesões. Entretanto, já existem estudos mostrando que esse tipo de tênis altera a mecânica dos membros inferiores, deixando-as mais rígida durante a aterrissagem, e amplificam, ao invés de atenuar, a carga de impacto.


Moral da história: apesar de décadas em desenvolvimentos tecnológicos nos tênis de corrida, não existem evidências de que tênis previnem lesões. 


Quer correr de maneira segura e eficaz? Procure a ajuda de um profissional especializado no assunto para cuidar de você!