A maior parte das lesões de menisco nos esportes, são do tipo traumáticas, como nos casos de entorse de joelho (quando o pé fica fixo no mesmo lugar e o joelho torce) ou até mesmo em movimentos em falso. Entretanto na corrida, esse tipo de lesão está relacionado a degeneração devido a excesso de impacto causado por sobrecarga de treinamento, no qual esses microtraumas acabam envelhecendo e desgastando o menisco por carga de impacto repetitivo.
Os sintomas de lesão no menisco são: dor, inchaço ou rigidez no local, dificuldades para dobrar ou manter a perna em posição reta, ter a sensação de “joelho travado” ou falseio.
As lesões parciais ou bem periféricas podem ter bons resultados apenas com o tratamento conservador, através de medicações anti-inflamatórias prescrita pelo seu médico ortopedista, gelo e um bom trabalho de fortalecimento muscular. Porém as lesões maiores o tratamento é cirúrgico, por artroscopia, no qual ocorre a retirada parcial dessa cartilagem, entretanto esse procedimento tende a acelerar o processo degenerativo dos joelhos.
Portanto, fique atento! Para evitar esse tipo de lesão você deve ter uma boa orientação de um profissional para elaborar as planilhas de treino, respeitando as orientações e os períodos de descanso, fazer trabalhos de fortalecimento muscular e corrigir a postura na hora da corrida.